Tratamentos e Exames

LENSTAR: Biometria a laser

O LENSTAR®, revolucionou a biometria óptica,ele faz mais do que apenas o cálculo da LIO e o comprimento axial, proporciona ao usuário uma avaliação biométrica completa do olho examinado em um único procedimento, incluindo espessura do cristalino, profundidade da câmara anterior (posição da lente) e espessura da retina.

Parâmetros analisados

• Espessura da córnea (CCT);
• Profundidade da câmara anterior (ACD);
• Real profundidade da câmara anterior (AD);
• Espessura do cristalino (LT);
• Comprimento axial (AL);
• Ceratometria (K);
• Medida branco a branco (White to White);
• Espessura da retina;
• Pupilometria;

Vantagens

• O biômetro óptico tudo em um possui ceratômetro, paquímetro, pupilômetro e calcula a LIO;
• Comprimento de onda do laser de 820nm;
• Permite de uma só vez, obter todos os parâmetros relevantes;
• Fornece resultados altamente reprodutíveis para todos os parâmetros

Microscopia Especular Corneana

O exame de microsopia especular é realizado para se avaliar a integridade da cornea assim como a contagem de suas celulas e formato. É importante avaliação para os candidatos a cirurgia de catarata , assim como as doenças que acometem a cornea.

Moderna cirurgia de Catarata: INFINITI vision system

Unanimidade entre os cirurgiões de catarata, o Infiniti possibilita uma cirurgia mais segura e com recursos até então restritos nos demais aparelhos de cirurgia de catarata.

Segurança , precisão e rápidez mesmo em casos avançados de catarata graças ao sistema OZIL IP (intelligent phaco) que ultiliza energia torcional e longitudinal simultaneas que otimiza o resultado pos operatorio com recuperação cirúrgica rápidas.  Acompanha o sistema INTREPID Fluidic management system que permite incisão milimétrica de até 1.8mm diz o dr Robson Koyama cirurgião de catarata.

Topografia corneana computadorizada

O exame de topografia corneana auxilia no diagnóstico de doenças corneanas assim como no exame e acompanhamento de usuários de lente de contato e como avaliação pré operatória de cirurgia da catarata. Com este exame podemos avaliar e quantificar o astigmatismo corneano para sua correção cirúrgica com o implante de lentes intra-oculares tóricas ou em alguns casos o uso de incisões relaxantes limbares ou Limbal relaxing incision (LRI).

Alguns topógrafos corneanos também nos formece informações acerca da aberração optica corneana de alta ordem ou seja aquelas alterações visuais que não são corrigidos com o uso de oculos para miopia , hipermetropia e astigmatismo podendo necessitar do implante de lentes aféricas por exemplo para otimizar sua visão.

Yag Laser

Após alguns meses ou anos depois de uma cirurgia de catarata o paciente pode notar uma nova baixa de visão no olho operado de maneira lenta e progressiva. A chamada opacificação capsular ou catarata secundária. Trata-se de uma proliferação celular por traz da lente implantada que pode turvar a visão.

Seu tratamento não requer internação e pode ser realizado ambulatorialmente atraves da aplicação de um laser chamado YAG-Laser que faz uma abertura na capsula opacificada reabilitando a visão prejudicada. Sua aplicação é em geral indolor e pode necessitar o uso de alguns colírios após o tratamento.

Lentes Intra Oculares Premium

As lentes intra oculares são lentes que devem substituir a função do cristalino que virou catarata por isso são imprescindíveis para a recuperação visual na cirurgia de catarata.
As Lentes intraoculares Premium são aquelas que possibilitam atingir visão além da esperada com as lentes convencionais pois podem fazer a correção de astigmatismos prévios assim como a correção da presbiopia e aberrações opticas presentes nos olhos.
Segundo alguns estudos aproximadamente 35% dos pacientes submetidos a cirurgia de catarata apresentam grau de astigmatismo maior ou igual a 1,0  sendo uma das possíveis causas de insatisfação após cirurgia de catarata bem sucedida.
Alguns pacientes desejam independencia dos óculos para leitura e isso pode ser atingido com o implantes de lentes intraoculares multifocais mas devem ser analisado caso a caso seu implante pois nem todos podem se beneficiar diz o dr Robson Koyama especialista em cirurgia de Catarata.
Recente tecnologia ja disponivel no Brasil  a Restor Torica liberada pela Anvisa e  FDA é ultilizada com sucesso em pacientes que necessitam de boa visão de longe e perto mesmo com astigmatismo sem a necessidade de uso de óculos para suas atividades.
Mesmo com todo este avanço tecnológico do procedimento cirúrgico da facoemulsificação e do desenvolvimento de novas tecnologias em lentes intra oculares ainda observamos em alguns casos queixa de visão de halos no período noturno episódicos e uma fase de adaptação a nova visão adquirida.
Dr Robson Koyama
especialista em cirurgia de Catarata em Belém Pará
Membro ASCRS
membro da Soc. Paraense de Oftalmologia
Fellow no setor de Catarata do HC FMUSP